Sorte Germânica

É importante notar a relação entre a ideia de sorte, ørlǫg e wyrd entre os antigos heathens. 

A sorte tanto é inata quanto herdada. Depende do que suas mães ancestrais tenham tecido e entregues no seu nascimento. Foi, através do mundo escandinavo (e, portanto, talvez possamos presumir através de todo o corpo de tribos germânicas), a característica mais importante de um chefe tribal. Havia reis que podiam mudar o clima apenas com a presença deles, além de trazer a vitória no campo de batalha, mas a sorte também poderia significar a capacidade ou a habilidade de fazer negócios lucrativos, semear boas culturas ou ganhar vantagem em qualquer aspecto da vida humana. Assim, a primeira da dimensão da sorte é algo que emana de uma pessoa, mas que pode ser compartilhada com outros, se a pessoa desejar.

O segundo tipo de sorte está mais relacionado com algo que é externo a uma pessoa. A sorte também é em partes dada por guardiões como a fylgja ou animal protetor, e as fylgjukonur, espíritos femininos ancestrais que acompanhavam cada ser humano. Enquanto as fylgjur morriam com seus donos, as fylgjukonur apenas passavam a acompanhar outros membros da família. A quantidade de fylgjukonur variava de pessoa para pessoa, e quanto mais delas acompanhassem alguém, mais sorte essa pessoa teria. Já a fylgja era sempre apenas uma para cada ser humano.

A sorte pode ser melhorada pouco a pouco estoca quando alguém armazenava as ações certas nas camadas da wyrd, mas não pode ser essencialmente mudada rapidamente.

A sorte e a mæġen também estão entrelaçadas, como elas estão também com a fama ou boa reputação. A boa reputação ganha mæġen e sorte, bem como a sorte ganha mæġen e boa reputação. A sorte também é essencial para a tribo, pois indivíduos que têm muita sorte podem fazer com que a friðr da tribo seja alcançada mais facilmente.

Na maneira germânica de pensar, a sorte não tem nada a ver com aleatoriedade, no sentido da fortuna do latim. O mundo das antigas tribos heathens germânicas foi guiado por leis rigidamente definidas que não eram facilmente mudadas, em vez disso, elas devem ser respeitadas e compreendidas. Você não tem uma sorte “aleatória”, se você tem sorte, você não pode ter azar a maior parte do tempo.